fbpx

Imagem da NASA Mostra Percurso Realizado Pela Sonda Opportunity em Marte Até a Cratera Endeavour

A linha  amarela no mapa acima mostra o caminho percorrido pela sonda robô da NASA Mars Rove Opportunity desde o lugar onde ela chegou em Marte em Janeiro de 2004, dentro da cratera Eagle, na parte superior esquerda, até o ponto onde ela está se aproximando do anel da cratera Endeavour. O mapa traça a rota através do 2670 dias passados em Marte, ou sol, do trabalho feito pela Opportunity em Marte.

A cratera Endeavour foi escolhida como destino para a Opportunity pela sua equipe de pesquisadores, desde que a sonda terminou a exploração da cratera Vitoria em Agosto de 2008. A cratera Endeavour é uma cratera com 22 km de diâmetro que oferece acesso a antigos depósitos geológicos em Marte, depósitos bem mais antigos do que qualquer outro já visitado pela sonda.

Em homenagem à irmã gêmea da Opportunity, a sonda Spirit, a equipe escolheu o nome de Spirit Point, como o nome informal para o ponto no anel da cratera Endeavour definido como o ponto de chegada da sonda Opportunity. O Spirit Point está localizado na borda sul de uma cadeia chamada de Cape York. Mais ao sul do anel, uma cadeia chamada Cape Tribulation oferece afloramentos identificados por sondas na órbita de Marte como minerais de argila.

O mapa base é um mosaico de imagens feitos pela Context Camera a bordo da sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter. Ele é usado pelo membro da equipe da sonda robô Larry Crumpler do New Mexico Museum of Natural History and Science em Albuquerque, para mostrar o contexto regional da travessia da sonda Opportunity em Marte.

As sondas irmãs Opportunity e Spirit completaram seus três meses iniciais de missão em Abril de 2004 e continuaram a operar em Marte como missões bônus estendidas. A sonda Mars Reconnaissance Orbiter chegou em Marte, em 2006, completando sua missão original em 2010, e também trabalhando desde então como missão estendida. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena,  gerencia o Mars Exploration Rover Project e a Mars Reconnaissance Orbiter para o NASA Science Mission Directorate em Washington. O Malin Space Science Systems em San Diego, construiu e opera a Context Camera da sonda MRO.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14505

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .