fbpx

Imagem da HiRISE Mostra Rochas Transportadas na Região da Bacia Hellas em Marte


Essa imagem mostra algumas feições interessantes em Marte, onde áreas escuras e mais suaves são separadas por estreitos canais de um material mais alto.

Esse tipo de feição é especialmente clara na porção sul da imagem abaixo (para identificar o sul, a imagem abaixo foi rotacionada de modo que o norte se encontra aproximadamente na posição de 11 horas do relógio, a imagem abaixo possui 3.2 quilômetros de comprimento). A imagem abaixo mostra algo como se uma superfície plana e sólida se quebrasse e então pedaços individuais fossem transportados uns para longe dos outros.

Em outras áreas de Marte, feições similares se formaram quando uma camada de lava se solidificou no topo de uma rocha ainda derretida. A camada sólida na superfície se partiu quando se contraiu à medida que resfriava, ou quando o líquido abaixo dela fluiu e arrastou juntamente a base do topo da camada de rocha sólida.

Contudo, nessa área na Bacia Hellas de Marte  não se esperava que pudessem ocorrer atividades vulcânicas. A Hellas é uma enorme e antiga bacia de impacto, preenchida com sedimentos e pesadamente erodida. Em adição a isso, existem diferenças sutis nas texturas aqui que fazem com que ela pareça diferente da lava em forma de placa que encontramos em outras áreas de Marte. Em vez disso, algo similar acontece, mas com uma mistura de gelo e rocha ao invés de lava.

Possivelmente um fluxo de lama congelado foi arrastado aqui, com uma camada congelada superior se quebrando e se separando no topo do material lamacento. Quando o gelo lamoso subjacente se congelou por último, ele teria se expandido e se espremido entre as placas, criando assim cadeias entre elas.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023314_1440


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .