fbpx

Imagem da Cassini Mostra Um Quinteto de Luas de Saturno


Um quinteto de luas de Saturno aparecem junto no campo de visão da sonda Cassini na imagem mostrada acima.

Janus, com 179 quilômetros de diâmetro está mais a esquerda na imagem. Pandora, com 81 quilômetros de diâmetro tem sua órbita entre o Anel A e o fino Anel F perto do meio da imagem. O brilhante Encélado, com 504 quilômetros de diâmetro aparece acima da imagem. O segundo maior satélite de Saturno, Réia, com 1528 quilômetros de diâmetro aparece dividido pela borda direita da imagem. O satélite Mimas com 296 quilômetros de diâmetro pode ser visto além de Réia também no lado direito da imagem.

Essa imagem foi feita com a sonda apontada para o norte, para o lado iluminado pela luz do Sol dos anéis um pouco acima do plano dos anéis. Réia é o satélite mais próximo da sonda Cassini nessa imagem. Os anéis estão além de Réia e Mimas. Já Encélado se encontra além dos anéis.

A imagem acima foi feita com o filtro verde da luz visível com a câmera NAC da sonda Cassini, no dia 29 de Julho de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância de 1.1 milhões de quilômetros de Réia, 1.8 milhões de quilômetros de Encélado. A escala da imagem é de 7 quilômetros por pixel em Réia e de 11 quilômetros por pixel em Encélado.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14573


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .