Imagem da Câmera HiRISE Mostra Fluxos Ativos em Taludes nas Colinas Centrais da Cratera Hale Em Marte

ESP_031203_1440

observatory_150105A câmera HiRISE tem monitorado alguns taludes íngremes de Marte, pois eles podem revelar processos ativos. Em alguns casos, existem muitos fluxos sazonais em taludes quentes, sugerindo algum papel para a água nessa atividade.

ESP_031203_1440_RED.browse

As colinas centrais da Cratera Hale podem ser consideradas um desses locais, com milhares de fluxos sazonais nos taludes íngremes abaixo dos afloramentos do embasamento. O corte abaixo mostra uma pequena amostra da imagem, com linhas relativamente escuras e avermelhadas se estendendo em leques de sedimentos.

ESP_031203_1440 (1)

Essas linhas crescem vagarosamente no decorrer de alguns meses, se apagam e desaparecem na estação fria (inverno no hemisfério sul), e então são reformadas e reaparecem na estação quente, ou seja, na primavera e no verão no hemisfério sul.

colinas_hales_crater

Fonte:

http://www.uahirise.org/ESP_031203_1440

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.