fbpx

Imagem da Câmera HiRISE Mostra Exposição de Rochas do Embasamento Na Parede de Cratera de Marte

Essa cratera de latitude intermediária em Marte, 53 graus de latitude norte aparece muito bem preservada, com uma clara cobertura de material ejetado e um anel bem definido. A exposição de rochas do embasamento são visíveis perto do topo do anel. Estudos desse local podem trazer informações sobre o terreno localizado abaixo da cobertura dessa região.

Além disso, as imagens obtidas com a câmera HiRISE a bordo da sonda MRO mostra feições de pequena escala formadas através de processos de modificação e degradação, por exemplo, fraturas com poucos metros de largura que correm perpendicularmente ao talude são provavelmente formadas pelo deslizamento e por processos periglaciais.

Valas e feições de fluxos são também provavelmente encontradas ao longo da parede da cratera, canais possivelmente rasos começaram nas exposições de rochas do embasamento e são visíveis ao longo do anel da cratera na porção superior esquerda da imagem.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_025570_2330

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.