Câmera HiRISE Faz Imagem De Cratera Dominada Por Sombras Profundas em Marte

Essa imagem de uma cratera de impacto localizada na Terra Cimmeria em Marte foi adquirida durante quando o Sol estava a apenas 11 graus acima do horizonte local, desse modo, uma longa sombra se estendeu sobre grande parte do interior da cratera.

Contudo, ainda existe uma iluminação difusa vinda do céu e a câmera HiRISE tem a habilidade de adquirir uma quantidade de sinal suficiente sobre alvos apagados e fazendo imagem belas. A imagem abaixo mostra uma área inteiramente mergulhada na sombra, mas com o valor do pixel distorcido para que algo seja mostrado.

O interior da cratera mostra um padrão de cadeias e montes, sugerindo fluxos de material congelado, que é algo comum nessa latitude marciana.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_025680_1350

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.