fbpx

Imagem Computadorizada Mostra a Cratera Gale em Marte – O Local de Pouso da Sonda Curiosity


Essa imagem gerada por computador mostra uma parte de Marte na borda entre a escuridão e luz do dia, com uma área que inclui a cratera Gale, começando a ser iluminada pela luz da manhã.

O norte está para a esquerda nessa imagem. Gale é a cratera com um monte no seu interior, próximo da parte central da imagem. A NASA selecionou a cratera Gale como sendo o local de pouso da sonda Curiosity, o Mars Science Laboratory. A sonda da missão deve pousar em um local ao norte da cratera Gale em Agosto de 2012.

A cratera Gale tem 154 quilômetros de diâmetro e abriga uma montanha que se ergue por 5 quilômetros acima do interior da cratera. O local pretendido para pouso fica localizado nas coordenadas 4.5 graus de latitude sul e 137.4 graus de longitude leste.

Essa imagem foi criada usando informações tridimensionais obtidas pelo Mars Orbiter Laser Altimeter, que viaja a bordo da sonda da NASA Mars Global Surveyor. A dimensão vertical não está exagerada. A informação de cor usada nessa imagem é baseada nas características gerais de cores de Marte.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2044.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .