Imagem Colorida de Alta Resolução Mostra Detalhes da Cratera Faulkner em Mercúrio

faulkner_mercurio

observatory_150105Planícies suaves relativamente jovens preenchem e parcialmente soterram a Cratera Faulkner, deixando somente o terço quarto norte de se degradado anel visível. Essas planícies suaves, que possuem relativamente poucas crateras sobrepostas e aparecem na coloração marrom na imagem, foram provavelmente colocadas ali à medida que o fluxo vulcânico invadia o anel sul da Faulkner, deixando somente o terreno mais alto intacto.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha que adquire observações planejadas coloridas de alta resolução. Observações coloridas planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções maiores que 1 quilômetro por pixel usada para fazer o mapa base de 8 cores. Durante a missão primária de um ano da sonda MESSENGER centenas de observações coloridas foram obtidas. Durante a missão estendida da MESSENGER, observações coloridas de alta resolução são mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobre o hemisfério norte de Mercúrio com a resolução mais alta possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1127

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo