Imagem do Chandra Mostra Um Dos Mais Antigos Aglomerados de Galáxias do Universo

Essa imagem feita pelo Chandra mostra gás quente gravitacionalmente amarrado envelopando a distante galáxia conhecida como 3C294. Essa emissão de raios-X é considerada uma assinatura de um aglomerado de galáxias extremamente massivo, na verdade, uma das maiores estruturas presentes no universo conhecido. Os astrônomos acreditam ter registrado  o aglomerado ao redor da 3C294 em um tempo quando o universo tinha somente 20 por cento da sua idade atual. Esse distante aglomerado contudo teve importantes implicações  para o entendimento de como o universo evoluiu a partir de uma época muito distante.

A imagem do Chandra revela uma região em forma de ampulheta de raios-X ao redor da rádio galáxia previamente conhecida, vista como sendo o objeto central na cor azul. A intensidade da emissão de raios-X é mostrada em vermelho para os raios-X de baixa intensidade, verde para aqueles de intensidade intermediária e azul para os raios-X de mais alta energia.

As vastas nuvens de gás quente que envolvem os aglomerados de galáxias são pensadas como sendo aquecidas pelo colapso que ocorre em direção ao centro do aglomerado. Até o surgimento do instrumento Chandra, os telescópios de raios-X não tinham a sensibilidade necessária para identificar essa assinatura da emissão de raios-X de aglomerados de galáxias distantes.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2012/02/stunning-image-of-one-of-the-most-ancient-galaxy-clusters-in-the-universe.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.