fbpx

Iceberg se Solta da Geleira Petermann

No dia 5 de Agosto de 2010, um enorme pedaço de gelo com 251 quilômetros quadrados se soltou da Geleira Peremann na costa noroeste da Groelândia. O Canadian Ice Service detectou o evento remoto em horas através do Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) a bordo do satélite Aqua da NASA. A Geleira Petermann perdeu aproximadamente um quarto dos seus 70 km de comprimento com esse pedaço que agora flutua, disseram os pesquisadores que analisaram as imagens de satélite na Universidade de Delawre.

O equipamento MODIS do satélite Terra da NASA capturou essa imagens em cores naturais da Geleira Petermann às 18:05 UTC do dia 5 de Agosto de 2010 (imagem superior) e as 17:15 UTC no dia 28 de Julho de 2010 (imagem inferior). A imagem do Terra da Geleira Petermann em 5 de Agosto de 2010 foi adquirida quase 10 horas depois da observação do satélite Aqua que foi o primeiro a registrar o evento. Devido ao tempo o satélite Terra registrou essa imagem com o céu menos nublado do que estava no começo do dia, e é possível ver claramente o iceberg solto da geleira e se movendo.

Icebergs que se soltam da Geleira Petermann não são incomuns. A língua de gelo flutuante da Geleira Petermann é a maior do hemisfério norte e ocasionalmente solta icebergs no mar gelado. O recente iceberg que se soltou da geleira é o maior a se formar no Ártico desde 1962, dizem os pesquisadores da Universidade de Delaware.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=45112

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .