IC 4603: Nebulosa de Reflexão em Ophiuchus

Por que esse campo estelar fotográfico lembra uma pintura impressionista? O efeito é criado não por um truque de processamento digital de imagens, mas pela grande quantidade de poeira interstelar. A poeira, glóbulos minúsculos ricos em carbono e com o tamanho similar às partículas expelidas na fumaça do cigarro, normalmente começa nas atmosferas externas, frias das estrelas jovens. A poeira é dispersa à medida que a estrela morre e cresce como estacas no meio interestelar. Densas nuvens de poeira são opacas para a luz visível e pode esconder completamente as estrelas em segundo plano. Para as nuvens menos densas, a capacidade da poeira para refletir preferencialmente a luz azul das estrelas se torna importante, efetivamente fluorescendo a luz azul das estrelas e marcando a poeira ao redor. As emissões gasosas nebulares, normalmente mais brilhantes na luz vermelha, podem se combinar para formar áreas parecidas com aquelas criadas em pinturas artísticas. A foto acima tem aproximadamente um grau quadrado e mostra a nebulosa IC 4603 perto da estrela brilhante Antares na direção da constelação de Ophiuchus.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap030721.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.