IC 1848: A Nebulosa da Alma

soul_andersson_2048

observatory_150105Estrelas estão se formando na alma da Rainha da Etiópia. Mais especificamente, uma grande região de formação de estrelas, chamada de Nebulosa da Alma, pode ser encontrada na direção da constelação da Cassiopeia, que a mitologia grega credita como a esposa vaidosa de um rei que a muito tempo atrás era dono de todas as terras no alto do rio Nilo. A Nebulosa da Alma abriga alguns aglomerados abertos de estrelas, uma grande fonte de rádio conhecida como W5, e imensas bolhas evacuadas formadas pelos ventos de estrelas jovens e massivas. Localizada a aproximadamente 6500 anos-luz de distância da Terra, a Nebulosa da Alma se espalha por aproximadamente 100 anos-luz e é normalmente imageada próxima de sua vizinha celeste a Nebulosa do Coração (IC 1805), mostrada abaixo. A imagem acima aparece na sua maior parte avermelhada devido a emissão de uma cor específica de luz emitida pelo gás hidrogênio excitado.

ic1805_skyfactory_big

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130415.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.