IC 1318 – A Bela Nebulosa da Borboleta

Na constelação do cisne, perto da nebulosa do pelicano, está localizada a nuvem de gás da borboleta perto da estrela conhecida como galinha. Essa região do céu é o verdadeiro zoológico celeste!! Essa estrela, da galinha, tem um nome próprio, se chama Sadr, ela não aparece nessa imagem, ela está à direita do frame mostrado acima, mas a Nebulosa da Boboleta central, designada de IC 1318, é mostrada em alta resolução. Os padrões complexos do gás brilhante e da poeira escura são causados pelas interações entre os ventos interestelares, a pressões de radiação, os campos magnéticos e a gravidade. A imagem acima, mostra as características de emissão da IC 1318 causadas pelo enxofre ionizado, pelo hidrogênio e pelo oxigênio, mapeados em vermelho, verde e azul, e usando a popular paleta entre os astrofotógrafos, conhecida como Hubble Palette. Essa parte da Nebulosa da Borboleta mostrado na imagem acima tem cerca de 100 anos-luz de extensão e a nebulosa localiza-se a aproximadamente 4000 anos-luz de distância da Terra.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap210316.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.