IC 1295 – Nebulosa Planetária ou Microorganismo?

greennebula


observatory_150105Essa bolha verde brilhante é a nebulosa planetária IC 1295, que localiza-se a cerca de 3300 anos-luz de distância na direção da constelação de Scutum. Uma estrela com mais ou menos a mesma massa do Sol sucumbiu para formar uma anã branca no fim de sua vida, no processo de se tornar instável e repetidamente ejetar gás, formando as múltiplas conchas que parecem paredes celulares. Esse exemplo, registrado com o VLT, brilha em verde, graças ao oxigênio ionizado. A nebulosa tem aproximadamente 2 anos-luz de diâmetro. Essa imagem foi publicada na edição de Junho de 2013 da Astronomy & Geophysics.

Fonte:

https://www.ras.org.uk/education-and-careers/our-beautiful-universe/2253-our-beautiful-universe-planetary-nebula-or-microorganism


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.