Hyperloop Revelado: Bilionário Elon Musk Revela Ideia Brilhante Para Viagens Rápidas – Seria Uma Solução Para o Brasil?

hyperloop_01


observatory_1501054Esse post veio numa hora boa. Num momento em que se discute o trem bala entre Rio e São Paulo, licitações, burocracias e etc. um empresário americano, mostra como uma ideia inovadora pode melhorar o drama de milhões de pessoas reféns de um transporte moroso e de baixa qualidade. Leiam o texto abaixo e deixem nos comentários a opinião de vocês.

Um ano depois de lançar pela primeira vez para o público o seu conceito de viagem Hyperloop o empreendedor bilionário Elon Musk finalmente revelou detalhes sobre sistema potencialmente revolucionário de transporte de amanhã.

hyperloop_02


Musk revelou sua visão para o sistema de transporte Hyperloop, online, no último dia 12 de Agosto de 2013, dizendo que ele seria um casulo para levar passageiros através de longos tubos a uma velocidade de 1220 km/h usando a energia derivada do Sol. A tecnologia poderia fazer uma viagem de Los Angeles a San Francisco em 30 minutos e seria um sistema ideal para viagens de média distância, disse Musk que é o dono da empresa de voos espaciais privados SpaceX e da empresa de carros elétricos Tesla.

“O Hyperloop, ou algo similar, é, em minha opinião, a solução certa para o caso específico de cidades que possuem um tráfego pesado e para viagens entre cidades que estejam entre 1500 km de distância”, escreveu Musk. “Nesse ponto de inflexão eu suspeito que as viagens aéreas supersônicas terminem sendo mais rápido e mais barato”.

hyperloop_03


O Hyperloop aceleraria casulos, cada um com 2 metros de largura, através de um tubo de baixa pressão de um Ponto A para um Ponto B. Esses casulos não estariam em trilhos ou teriam rodas, mas sim flutuariam sobre um colchão de ar, reduzindo drasticamente a fricção do sistema.

“Seria na verdade muito parecido como se viajar num avião”, disse Elon Musk aos repórteres. “Existiria uma aceleração inicial, e uma vez que você atingisse certa velocidade, você não notaria em que velocidade estaria viajando”.

hyperloop_04


Os casulos atingiriam uma velocidade próxima da supersônica, por meio de motores elétricos lineares como os usados pelo Tesla. Mas a fonte definitiva de energia do sistema seria o Sol.

“Na verdade existe mais área superficial no topo do tubo, para se instalar painéis solares do que você realmente precisa”, disse Musk.

Musk vislumbra o Hyperloop como uma alternativa para a proposta de 70 bilhões de dólares dos trens de alta velocidade para a Califórnia, que é muito caro, ineficiente e lento. Ele acredita que a linha de Hyperloop entre Los Angeles e San Francisco poderia ser construída por 6 bilhões de dólares e entregar uma viagem muito melhor e uma melhor experiência para os passageiros.

hyperloop_05


As passagens seriam muito mais baratas do que aquelas para trens e aviões, por exemplo, e acidentes seriam extremamente raros. “Não se poderia cair do céu como um avião e nem descarrilhar como um trem”, disse Musk.

O custo total do Hyperloop viria da construção do tubo, que na Califórnia seria paralelo à Interstate 5. Pelo fato dos casulos serem desenhados para serem leves, o tubo poderia ser montado acima do solo reduzindo o custo de construção, melhorando a segurança em caso de terremotos e mais fácil de se dar manutenção.

hyperloop_07


Musk lançou seu desenho alpha na esperança de que a comunidade global de inventores e engenheiros possam pensar em como melhorar sua ideia original. Se alguém com o talento pegasse essa ideia e seguisse em frente, ele disse que o Hyperloop poderia viajar entre Los Angeles e San Francisco entre 7 e 10 anos.

Musk disse que ele provavelmente não terá muito tempo para se dedicar ao Hyperloop no futuro, já que tanto o Tesla como o SpaceX estão tomando muito do seu tempo. Mas hoje ele diz que estaria interessado em construir um modelo de demonstração em subescala da tecnologia para ajudar a tirá-la do papel. Isso seria como envolver a criação de outra empresa, disse ele.

hyperloop_08


“Se alguém quiser pegar a ideia e fazer a demonstração seria fantástico e eu ajudaria”, disse ele. “Mas se isso não acontecer ou se acontecer de maneira errada então seria quando eu entraria para alocar parte do meu tempo para isso”.

“Eu gostaria de ver algo relacionado a isso acontecendo”, adicionou Musk. “Eu realmente não quero me preocupar muito como isso será feito ou qual será o lucro disso. Estou sim interessado em ver alguma forma inovadora de transporte acontecer”.

E aí você acha que isso resolveria o problema de transporte no Brasil. Entre Rio e São Paulo, por exemplo, no lugar do trem e do avião?

Abaixo o sistema Hyperloop em números:

hyperloop_10hyperloop_11hyperloop_09hyperloop_21

hyperloop_20 hyperloop_12 hyperloop_19 hyperloop_22 hyperloop_23 hyperloop_24 hyperloop_25 hyperloop_13 hyperloop_14 hyperloop_15 hyperloop_16 hyperloop_17 hyperloop_18


Fonte:

http://www.space.com/22344-elon-musk-hyperloop-technology-revealed.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.