fbpx

Hubble Registra Uma Bela Sobreposição de Galáxias!!!

Duas galáxias sobrepostas aparecem nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA. As duas galáxias que são denominadas de SDSS J115331 e LEDA 2073461, estão localizadas a mias de 1 bilhão de anos-luz de distância da Terra. Apesar de parecerem estar colidindo nessa imagem, o alinhamento das galáxias é apenas uma grande coincidência cósmica, as duas galáxias na verdade, não estão interagindo. Mas o Hubble ao longo da sua história já registrou inúmeras galáxias em colisão, tantas que chegou até a construir um atlas delas.

Essa imagem é uma das muitas observações do Hubble que estão em destaque no projeto Galaxy Zoo. Originalmente estabelecido em 2007, o projeto Galaxy Zoo e seus sucessores, são belos exemplos no mundo de projetos de ciência cidadã, no caso do Galaxy Zoo a ideia é classificar galáxias e isso está sendo feito por centenas de milhares de voluntários. Esses voluntários classificam as galáxias que são imageadas por telescópios robóticos e normalmente eles são os primeiros a colocar os olhos nelas.

No decorrer do projeto Galaxy Zoo original, os voluntários descobriram uma grande variedade de galáxias, como galáxias espirais com 3 braços e detectaram também a colisão de galáxias de anel. Os astrônomos que coordenam o projeto aplicam para tempo no Hubble para tentar observar os mais estranhos personagens do Galaxy Zoo, mas sempre preservando a origem do projeto e sendo fiel às suas raízes, a lista de alvos é escolhida por votação pública.

Se você quer entrar e participar do Galaxy Zoo, acesse:

https://www.zooniverse.org/projects/zookeeper/galaxy-zoo/

Para conhecer o atlas de galáxias em fusão/colisão do Hubble, visite:

https://www.amazon.com.br/Cosmic-Collisions-Merging-Galaxies-English-ebook/dp/B00FB3I71A/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=&sr=

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, W. Keel

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2236a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo