fbpx

Hubble Registra Um Belo Zoológico Galáctico

Essa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA mostra o aglomerado de galáxias ACO 295, bem como um grande grupo de galáxias em segundo plano e de estrelas em primeiro plano. Galáxias de todos os tamanhos e formas populam essa imagem, desde espirais até elípticas. Bem como pode-se encontrar na imagem uma grande variação de tamanhos, e orientações, com galáxias espirais aparecendo de frente para nós e outras galáxias vistas tão de lado que parecem uma lâmina de luz.

O aglomerado de galáxias em questão domina o centro da imagem tanto visualmente como também fisicamente. A enorme massa do aglomerado de galáxias criou um belo efeito de lente gravitacional nas galáxias de segundo plano, distorcendo suas formas. Mas esse efeito é muito importante e muito usado pelos astrônomos, pois é uma lente natural que faz com que seja possível estudar galáxias distantes, além disso, o efeito de lente gravitacional produz um belo efeito no centro da imagem.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, F. Pacaud, D. Coe

Fonte:

[https://esahubble.org/images/potw2120a/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .