Hubble Faz Imagem Espetacular de Um Belo Berçário Estelar

Mergulhadas entre as vastas nuvens de regiões de formações de estrelas, como essa na imagem, podem estar pistas sobre a formação do nosso próprio Sistema Solar.

A imagem mostra o belo berçário estelar conhecido como AFGL 5180, localizado na constelação de Gêmeos.

No centro da imagem, é possível ver uma estrela massiva se formando e gerando as cavidades através das nuvens a partir de um par de jatos poderosos, que se estendem  para a parte superior direita da imagem e para a parte inferior esquerda. A luz dessa estrela está escapando e nos atingindo, iluminando assim as cavidades, como se fosse um poderoso farol de um carro iluminando uma estrada no meio de nuvens de tempestade.

As estrelas nascem em ambientes empoeirados e embora essa poeira crie imagens espetaculares como essa, ela prejudica os astrônomos em ver o que acontece com as estrelas mergulhadas nessas nuvens. A Wide Field Camera 3, ou WFC3 do Hubble, foi desenhada para capturar imagens detalhadas tanto na luz visível como no infravermelho, o que significa que as jovens estrelas escondidas nas vastas regiões de formação de estrelas como na AFGL 5180, podem ser vistas com clareza.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. C. Tan (Chalmers University & University of Virginia), R. Fedriani (Chalmers University)
Agradecimento: Judy Schmidt

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2110a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.