fbpx

Hubble Faz Imagem Espetacular da Galáxia NGC 4911

O Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA fez uma imagem espetacular e surpreendente da galáxia espiral denominada de NGC 4911 que está localizada a mais de 320 milhões de anos-luz da Terra no Aglomerado de Galáxias da Coma que possui aproximadamente 1000 galáxias e ilhas de estrelas que são provavelmente similares à Via Láctea. Olhando essa imagem surpreendente podemos nos perguntar: que mistérios e vidas existem lá? Será que existe alguma?

A galáxia apresenta nessa detalhada imagem ricas linhas de poeira e gases próximo do seu centro. Os cientistas da NASA reportaram que o aglomerado é uma das mais densas coleções de galáxias no chamado universo próximo. Essa galáxia se apresenta de frente para nós aqui na Terra e está localizada na constelação do céu do norte Coma Berenices. A imagem combina dados coletados pelo Hubble em 2006, 2007 e 2009 para então montar essa versão em alta resolução da galáxia. As formações observadas ao longo dos braços da galáxia principal são o resultado de um processo de fusão que está no seu começo. A galáxia de frente para a Terra e uma outra galáxia espiral localizada próximo do centro do aglomerado estão sendo transformadas pela força gravitacional das suas vizinhas que constituem o aglomerado de galáxias.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/08/image-of-the-day-a-stunning-galaxy-a-trillion-miles-from-earth.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .