Hubble Faz Bela Imagem Detalhada da Galáxia NGC 7331

Grande e bonita, a galáxia NGC 7331 é normalmente considerada uma galáxia análoga à nossa galáxia, a Via Láctea. Localizada a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pegasus, a NGC 7331, foi originalmente reconhecida como uma nebulosa espiral e é na verdade uma das galáxias mais brilhantes que não foi incluída no famoso catálogo de Charles Messier do século 18. Como o disco da galáxia é inclinado com relação à nossa linha de visada, imagens feitas com longas exposições telescópicas resultam numa imagem que evoca um forte senso de profundidade. Nessa imagem detalhada feita pelo Telescópio Espacial Hubble, os magníficos braços espirais da galáxia mostram suas linhas de poeira escura, seus aglomerados azuis brilhantes feitos de estrelas jovens e massivas, e o brilho avermelhado das regiões de formação de estrelas. A brilhante e amarelada região central da galáxia abriga uma população de estrelas mais velhas e mais frias. Do mesmo modo que a Via Láctea, um buraco negro supermassivo localiza-se no centro da NGC 7331.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180207.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.