fbpx

Hubble Faz Bela Imagem da Nebulosa Planetária NGC 2022

Embora pareça mais com algum ser vivo observado através de um microscópio, esse objeto redondo, chamado de NGC 2022, está sendo observado por um telescópio, e não é qualquer telescópio, é o Hubble. Esse objeto na verdade é o que chamamos de uma nebulosa planetária, que representa o final da vida de uma estrela velha. O que restou da estrela pode ser visto no centro do objeto.

Quando estrelas como o Sol ficam velhas, elas se expandem e começam a brilhar na luz vermelha. Essas estrelas gigantes vermelhas então começam a perder suas camadas mais externas de material para o espaço. Mais da metade da massa da estrela pode ser eliminada dessa maneira, formando uma concha de gás ao redor. Ao mesmo tempo, o núcleo da estrela se encolhe e fica mais quente, emitindo luz ultravioleta que faz com que o gás expelido comece a brilhar.

Embora esses objetos tenham o nome de nebulosa planetária, eles nada tem a ver com planetas. O nome vem da forma arredondada desses objetos e da aparência semelhante a planetas quando observados através dos primeiros telescópios.

A NGC 2022 está localizada na constelação de Orion.

Crédito da imagem: ESA/Hubble & NASA, R. Wade.

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw1932a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo