Homenagem a Carl Sagan no Site ZenPencils – O Pálido Ponto Azul

2013-01-21-saganobservatory_150105O Pálido Ponto Azul é uma foto da Terra (veja a imagem abaixo), feita pela sonda Voyager 1 quando ela estava a uma distância de 3.7 bilhões de milhas de distância de nós. A sonda tinha completado sua missão primária e estava passando por Saturno, viajando pelo espaço a 40000 mph. Carls Sagan, então, pediu que a sonda se virasse e fizesse uma foto da Terra, não por nenhuma proposta científica, mas sim para lembrar a todos da insignificância do nosso planeta. A imagem resultante inspirou Carl Sagan a escrever a famosa passagem. Ouça novamente essa passagem na voz do grande Guilherme Briggs, no final desse post.

Existe um site muito interessante na internet chamado de Zen Pencils, seu criador Gavin Aung Than utiliza citações famosas e cria cartoons espetaculares como esse de Carls Sangan. Como o próprio Gavin disse em seu site, esse cartoon criado por ele sobre o Pálido Ponto Azul foi a melhor forma que ele pôde escolher para celebrar o centésimo cartoon do site, além disso, esse cartoon celebrou na época o primeiro ano de vida do site. Gavin conta que deu muito trabalho fazer essa adaptação, que ele é muito fã de Carl Sagan, e o resultado ficou sensacional.

Pale_Blue_Dot

Fonte:

http://zenpencils.com/comic/100-carl-sagan-pale-blue-dot/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.