Homenagem a Astronomia Amadora Brasileira

Essa semana a astronomia amadora do Brasil está triste pois perdemos um dos nossos mestres.

Na quarta-feira, 28, às 10 horas, no Rio de Janeiro-RJ, a astronomia nacional perdeu uma das suas personagens mais importantes: Marcomede Nunes Rangel, físico, astrônomo, professor.

Ele faleceu vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Estava há mais de uma semana em uma UTI.

O nome do Marcomede aparece desde os primeiros boletins de observação astronômica do Observatório Nacional, em 1969. Em 19 de maio desse ano, entre 21 e 22 horas Marcomede relatou um abrilhantamento na cratera Harplus, usando o refrator de 18cm do Observatório Nacional.

Nos anos 80 ele coordenou a Seção Solar da União Brasileira de Astronomia, mesmo estando no Observatório Nacional.

Mas com certeza o Marcomede deixou muitos púpilos no Brasil, um deles é o espetacular Fabio “Plocos” Carvalho. Hoje ele teve uma bela foto de Júpiter publicada mundialmente e estamos aqui para prestar essa homenagem a ele. Parabéns Fabio, pelo belo trabalho.

Para saber mais sobre esse belo trabalho da astronomia amadora brasileira, acessem a página do Fabio: http://www.cyberplocos.com.br/

Fonte:

http://astronomy.fm/aapod/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo