fbpx

Holandês Voador


Como muitas pessoas que moram perto do oceano, o fotógrafo que registrou essas imagens, sempre ficou perturbado com a lenda do galeão fantasma chamada de O Holandês Voador. Movido pela curiosidade ele procurou por um barco fantasma nos dias calmos e quentes de Novembro, e teve sorte. Seus olhos avistaram um barco no horizonte, e que barco. O barco parecia estar fatiado e flutuando acima do horizonte, dentro das ondas. Enquanto ele continuava olhando o barco mudava de aparência. Ele tinha certeza que o barco era comandado por fantasmas. Então ele olhou em volta mais um pouco e viu outra embarcação com uma característica ainda mais estranha, ela parecia estar flutuando no ar. Ele então pensou, ver um barco fantasma já é estranho, ver vários é algo muito bizarro.

Então ele pensou que devia haver outra explicação para aquelas aparições. Quando ele chegou em casa ele mandou as animações do Holandês Voador para o Dr. Andrew Young da Universidade Estadual de San Diego, perguntando como um barco poderia estar fatiado e flutuando entre as ondas. O Dr. Young então lhe mandou a seguinte resposta.

“Eu acho que o que está acontecendo aqui na primeira animação é que a miragem superior inclui algumas partes da superfície do mar em primeiro plano, bem como o barco propriamente dito. Como a miragem muda existem múltiplas imagens de porções alternadas invertidas e eretas dessa região que incluem o horizonte do mar. A animação revela de forma maravilhosa isso. Assim, algumas vezes a linha da imagem inclui o barco e você vê uma imagem esticada verticalmente e prensada entre duas imagens da superfície do mar em primeiro plano”.

“A segunda animação, mostrando interessantes mudanças de curto prazo também mostram algumas tomadas com múltiplas imagens do barco. Você pode ver agora uma pequena parte do céu que foi migrada para baixo do barco, onde o empilhamento de cargas no deck é menor. Eu tenho a impressão que as ondas na imagem invertida foram causadas por oscilações na estrutura da miragem”.

Então, ao que parece, meu Holandês Voador eram miragens de barcos navegando ao longo da miragem da superfície do mar com uma miragem do céu adicionada à imagem. Para alguém que esperava ver um navio fantasma de verdade essa explicação pode ser um pouco desapontadora. Ainda assim quando visitar uma cidade que fica de frente para o mar, mantenha seus olhos bem atentos no horizonte, pode ser que você ainda tenha a sorte de encontrar o Holandês Voador. 

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/01/flying-dutchmen.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo