A História Completa do Bem Sucedido Lançamento do Foguete Falcon 9 e da Cápsula Dragon Rumo a ISS

Os três vídeos apresentados nesse post contam a história do que foi o lançamento do foguete Falcon 9 carregando a cápsula Dragon feito em conjunto entre a empresa privada SpaceX e a NASA. Esse pode ser um novo marco na exploração espacial já que pela primeira vez uma empresa comercial se arrisca no ramo das viagens espaciais.

Nessa terça-feira, dia 22 de Maio de 2012, a empresa SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 carregando a cápsula Dragon num voo de demonstração rumo a Estação Espacial Internacional. O lançamento ocorreu às 3:44 a.m. EDT desde o Complexo de Lançamento 40 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida.

Durante o voo, a cápsula Dragon conduzirá uma série de procedimentos de checagem para testar e provar seus sistemas, incluindo a capacidade de se aproximar e de se acoplar com a estação espacial. Entre as avaliações planejadas estão um sobrevoo da ISS a uma distância de aproximadamente 1.5 milhas para validar a operação dos sensores e os sistemas de voos necessários para uma aproximação e acoplagem com segurança. Uma vez que a Dragon prove com sucesso suas capacidades, ela estará pronta para a acoplagem com a ISS.

O administrador da NASA Charles Bolden convocou os representantes da imprensa, nessa terça-feira, dia 22 de Maio de 2012 no Kennedy Space Center na Flórida para um discurso depois do lançamento do voo de demonstração da SpaceX NASA rumo a ISS.

Esse último vídeo mostra uma conferência de imprensa acontecida no Kennedy Space Center da NASA, nesse dia 22 de Maio de 2012, entre os oficiais da NASA e da SpaceX que debateram o lançamento do foguete SpaceX Falcon 9 e da cápsula Dragon em seu voo de demonstração rumo a Estação Espacial Internacional. O Falcon 9 e a cápsula Dragon decolaram nessa terça-feira desde a Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral na Flórida, às 3:44 a.m. EDT. Na quinta-feira, dia 24 de Maio de 2012 a cápsula Dragon realizará um sobrevoo pela ISS a uma distância de aproximadamente 1.5 milhas para validar os sensores de operação e os sistemas de voo necessários para uma aproximação segura da ISS. Seguindo de uma análise dos sistemas de voo pelos oficiais da NASA e da SpaceX, a cápsula Dragon estará pronta para se acoplar a ISS na sexta-feira, dia 25 de Maio de 2012, esse evento marcará a primeira vez que uma companhia comercial tenta tal tipo de feito.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.