fbpx

HiRISE Registra Escarpa na Região de Aurorae Chaos em Marte


A região de Aurorae Chaos em Marte é uma depressão grande e irregular consistindo de blocos soerguidos, montes e mesas isoladas tudo isso fazendo parte do que é chamado de terreno caótico do Planeta Vermelho.

Essas áreas caóticas são a fonte de regiões para lançamentos catastróficos de água no solo que acredita-se tenham formados os canais de fluxos. A região de Aurorae Chaos se estende para Eos, Capris e Gangis Chasma para o sul e leste e para o Simud e Tiu Vallis para o norte bem como para outros terrenos caóticos a oeste de Margaritifer Chaos.

Ao longo da parte sudeste da imagem pode-se notar com proeminência uma escarpa. A região elevada à direita é provavelmente a parte remanescente de uma mesa do terreno original. A região de elevação mais baixa oeste e a norte representa áreas onde a água do terreno provavelmente foi lançada e formou dutos que escoaram o líquido do terreno caótico em direção ao Simud e a Tiu Valles em Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023660_1710


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .