fbpx

HiRISE Registra Cadeia Sinuosa na Região de Malea Planum em Marte


Essa área na região de Malea Planum em Marte é coberta por uma poeira brilhante e por linhas escuras. Essa linhas são formadas por redemoinhos de ventos conhecidos como poeiras fantasmas que se movem através da superfície de Marte removendo a cobertura de poeira e revelando a rocha mais escura localizada por debaixo.

Na metade inferior da imagem existe uma unidade apagada, sinuosa e rica em pedaços de rochas. Embora esteja muito coberta pela poeira, essa unidade sinuosa pode marcar a localização de um fluxo que fluiu através das planícies em algum amamento da história de Marte. O fluxo pode ter sido preenchido posteriormente por um fluxo de lava ou por outro tipo de material que era mais resistente à erosão do que o terreno ao redor formando o que se conhece por fluxo invertido. A partir desse momento na história de Marte a poeira tem preenchido quase que completamente esse terreno.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023578_1130


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .