fbpx

HiRISE Registra Afloramento Com Camada de Rocha Com Tonalidade Clara em Ladon Vallis em Marte


Ladon Vallis, um canal de fluxo com aproximadamente 600 quilômetros de comprimento, é parte de um sistema maior que começa na bacia Argyre ao sul e se estende em direção ao norte através das das terras altas do sul em direção ao sistema maior de fluxo conhecido como Ares Vallis em Marte. Essa imagem mostra parte do Ladon Vallis que está localizado dentro da bacia Ladon.

Aqui a extensa continuidade lateral das camadas de afloramentos com unidades de tonalidades claras e depósitos contrastam com o material mais escuro que cobre o interior do canal. Dunas de de tonalidade escura preenchem parcialmente as fraturas e as crateras de impacto.

Essas extensas camadas podem ser o resultado da deposição de água e sedimentos que fluíram dentro da bacia desde o Ladon Vallis. Eventos episódicos subsequentes de inundação fora da bacia ao norte, podem ter provocado erosão e exposto as camadas sedimentares pré-existentes do Ladon Vallis.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023383_1590


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .