HiRISE Observa Opportunity na Borda do Anel da Cratera Santa Maria

O instrumento HiRISE adquiriu essa imagem da sonda Opportunity no anel sudoeste da Cratera Santa Maria no último dia de 2010 ou no sol 2446 da missão da sonda na superfície marciana.

A sonda Opportunity está fazendo imagens do interior da cratera para melhor entender a geometria das camadas de rocha como um meio de definir a estratigrafia e o processo de impacto. A Cratera Santa Maria é relativamente jovem, mede 90 metros de diâmetro e é uma cratera gerada pelo impacto de algum objeto, isso é evidenciado pelo material ejetado que se encontra ao redor da cratera, mas é velha o suficiente para colecionar dunas de areia no seu interior.

A Cratera Snata Maria está localizada na região conhecida como Meridiani Planum a aproximadamente 6 km de distância do anel da Cratera Endeavour, que possui indicações espectrais da existência de pilosilicatos, ou argila contendo minerais que acredita-se tenham se formado em condições úmidas que poderiam ser muito mais susceptíveis a vida do as últimas condições ácidas nos quais os sulfatos que a Opportunity tem explorado se formaram.

Dados do instrumento CRISM mostraram indicações de sulfatos hidratados na borda sudeste da Cratera Santa Maria onde a Opportunity está planejando gastar o tempo durante a conjunção solar que está por acontecer. Após isso, a Opportunity irá atravessar em direção ao anel noroeste da Cratera Endeavour, usando imagens como essa do HiRISE para ajudar na navegação e para selecionar crateras menores que possam representar algum interesse no caminho.

O instrumento HiRISE também registrou uma imagem oblíqua da mesma área. Essa imagem mostra uma visada na direção oeste, é uma imagem similar a que se faz durante o voo de um avião.

Fonte:

http://www.uahirise.org/releases/oppy-santa-maria.php

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo