fbpx

HiRISE Faz Imagem da Região de Artynia Catena em Marte


Essa imagem mostra uma impressionante cadeia de cavidades ao longo da ponta mais ao sul da cadeia na região de Artynia Catena, localizada no flanco mais ao norte do vulcão Alba Patera em Marte.

Essas cavidades se formaram em fraturas ao longo da parte mais extensa ao sul. A fratura é parte de um sistema maior de fraturas que é radial ao vulcão o que sugere que elas estejam relacionadas com a formação do vulcão. Além disso, essa cadeia de cavidades pode ter se formado do fluxo de magma em subsuperfície e o subsequente colapso parcial do material localizado acima na fratura.

Outra explicação pode ser que a água ou o gelo na subsuperfície tenha se formado de forma preferencial ao longo dessas fraturas e a remoção subsequente do material rico em gelo pela sublimação resultou no colapso parcial do material em superfície formando assim a cadeia de cavidades em Marte.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023597_2260


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .