fbpx

O Hemisfério Sul Não Está Mais Esquecido

O hemisfério sul da Terra é na sua maioria coberto pelos oceanos, com partes da África e da América submersa e com a sua deriva ainda não completa. A Austrália está se movendo para nordeste para o meio do Oceano Pacífico, mas ela ainda é um continente totalmente localizado no hemisfério sul do planeta. Como a maior parte da população do planeta vive no hemisfério norte, a maior parte dos produtos são desenvolvidos para a perspectiva do hemisfério norte da Terra. De canetas, sapatos e até mesmo carros, os muitos mapas do céu existentes são na sua maioria feitos para os observadores do hemisfério norte e não se ajustam aos moradores da parte sul da Terra. Bob Crelin abriu um pouco mão desse chauvinismo do hemisfério norte e fez uma bela versão de sue muito útil Moon Grazer’s Wheel para os observadores do hemisfério sul. Ele é praticamente idêntico ao mapa feito para o hemisfério norte com as mudanças necessárias como, por exemplo, a maneira com a qual a Lua é observada do sul. Nessa nova versão do mapa, ele fica centrado na Antártica ao invés de estar centrado no Ártico. Entrem no site dele e vejam que mandando um e-mail para ele é possível encomendar uma versão desse disco para o hemisfério sul, seu site é: http://bobcrelin.com/bio2.html. Abaixo um exemplo de seu trabalho, para que as crianças e até mesmo escolas possam usar no ensinamento e no aprendizado da astronomia.

Fotm tg

View more documents from Sergio Sancevero

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/March+18%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.