Helicóptero Ingenuity Sobrevive À Sua Primeira Noite Gélida Em Marte

O helicóptero Ingenuity da NASA que está em Marte conseguiu sobreviver à sua primeira noite na superfície do Planeta Vermelho.

As temperaturas na noite da Cratera Jezero bateram os nada agradáveis -90 graus Celsius, o que poderia congelar e romper os componentes elétricos desprotegidos e danificar as baterias internas necessárias para o voo. Sobreviver a essa primeira noite depois de ter sido deixado em solo marciano pelo rover Perseverance no dia 3 de abril de 2021 é um grande marco para o helicóptero de 1.8 kg. Nos dias que se seguem, o Ingenuity irá fazer a tentativa de voar pela atmosfera marciana e assim será a primeira aeronave a voar de forma motorizada e controlada em outro planeta.

Essa é a primeira vez que o Ingenuity fica sozinho na superfície de Marte. E agora se tem a confirmação que o isolamento funcionou, que os aquecedores funcionaram e que se tem energia suficiente na bateria para sobreviver à noite marciana, o que é uma grande vitória. Agora continuarão os preparativos para o voo do Ingenuity.

Criar uma aeronave pequena o suficiente para poder viajar acoplada a um rover, leve o suficiente para voar em Marte, e resistente o suficiente para aguentar as terríveis condições do Planeta Vermelho, representou um grande desafio. Para garantir que o pequeno painel solar na parte de cima dos rotores do Ingenuity pudesse pegar luz solar o mais breve possível, o Perseverance, deixou o helicóptero no solo e foi dirigido para longe do helicóptero, saindo de cima dele.

Até o helicóptero colocar suas quatro pernas em solo marciano, o Ingenuity se manteve acoplado à barriga do rover, recebendo energia do Perseverance. O rover servirá como um ponto de comunicação entre o Ingenuity e a Terra, e irá usar o seu conjunto de câmeras para observar o voo do Ingenuity em Marte, essas observações serão feitas de um ponto chamado de Van Zyl Overlook.

A missão do Ingenuity, que é uma demonstração de tecnologia, é conduzir voos de testes, na fina atmosfera de Marte, o helicóptero não carrega nenhum instrumento científico. Dentro de 30 dias marcianos, na superfície do planeta, o Ingenuity irá completar o teste, e a exploração científica da Cratera Jezero poderá então começar.

Esses 30 dias de teste possuem uma série de etapas que precisam ser cumpridas. Os técnicos da missão irão adquirir todos os dados possíveis do voo do helicóptero em Marte.

No dia 4 de abril de 2021, o Perseverance enviou para a Terra, as primeiras imagens do helicóptero na superfície de Marte. A imagem foi feita com a câmera traseira esquerda Hazard Avoidance, e a imagem mostra as hélices do helicóptero ainda alinhadas no topo, uma configuração usada em Terra e durante a viagem para Marte, além disso é possível ver as quatro perninhas do helicóptero firmes na superfície do planeta.

Durante os próximos dias, o Ingenuity irá coletar informações sobre como os sistemas de controle térmico e de energia se comportaram, agora que ele está sozinho na superfície de Marte. Essa informação será usada para ajustar de forma fina o sistema de controle térmico do Ingenuity, para que possa ajudar o helicóptero a sobreviver à terrível noite marciana durante todo o período de teste.

No dia 7 de abril de 2021, o mecanismo que mantém os rotores travados será liberado. Se a equipe conseguir passar por esse marco, os próximos dias servirão para fazer mais testes das hélices bem como dos motores. Além disso, serão feitas verificações da unidade de medida inercial, um equipamento eletrônico que irá medir a orientação do corpo do helicóptero e a sua taxa angular. Além disso, os computadores de bordo serão carregados com os códigos para o voo do helicóptero. A equipe continuará monitorando a performance de energia do helicóptero, incluindo acesso à energia do painel solar, e o estado das cargas das seis baterias de íon lítio da aeronave.

Se tudo correr bem, com cada uma dessas verificações, a primeira tentativa de voo do Ingenuity irá acontecer no meio da região de 10 por 10 metros selecionada no airfield, e deve acontecer na noite do dia 11 de abril de 2021.

Voos de testes subsequentes serão programados durante o mês do Ingenuity em Marte, com as câmeras do Perseverance fornecendo imagens de alta resolução dessa missão histórica.

O helicóptero Ingenuity foi construído pelo JPL, que também gerencia essa demonstração de tecnologia para a sede da NASA. A missão é suportada pelo Science Mission Directorate da NASA , pelo NASA Aeronautics Research Mission Directorate, e pelo NASA Space Technology Mission Directorate. O Ames Research Center da NASA e o LAngley Research Center fornecem análises significantes da performance do voo.

Na sede da NASA, Dave LAvery é o executivo do programa para o Ingenuity Mars Helicopter. No JPL, Mimi Aung, é a gerente de projeto e J. (Bob) Balaram é o engenheiro chefe.

O JPL, que é gerenciado para a NASA pelo Caltech em Pasadena, na Califórnia, construiu, gerencia e opera o Ingenuity Mars Helicopter.

Para mais informações do Ingenuity, acesse:

https://go.nasa.gov/ingenuity-press-kit 

E

https://mars.nasa.gov/technology/helicopter

Fonte:

https://mars.nasa.gov/news/8906/nasas-mars-helicopter-survives-first-cold-martian-night-on-its-own/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.