Imagem Mostra Halo Lunar, a Constelação de Orion e a Montanha Grossglockner na Áustria

A foto acima mostra uma bela composição de paisagem celeste e terrestre. Na imagem é possível ver um belo halo de 22 graus ao redor de uma Lua Minguante, a constelação de Orion e a paisagem de meio de inverno no Vale Fusch na parte central oeste da Áustria. Na parte inferior central em segundo plano está o Grossglockner, a montanha mais alta da Áustria com 3798 metros. Fusch an der Grosslocknerstrasse é a cidade localizada no final do vale. Halos lunares como esse se formam em nuvens do tipo cirros compostas de cristais de gelo hexagonais e aleatoriamente orientados. A luz da Lua passa através da face lateral desses cristais é refratada com um ângulo de 22 graus e então sai por uma face também lateral só que oposta à que a luz entrou. Pode-se notar que a faixa mais interna do halo aparece avermelhada, isso acontece pelo fato da luz vermelho ser menos desviada do que as outras cores visíveis da luz.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/03/lunar-halo-orion-and-grossglockner.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.