Halo de Cavidades em Cratera Degradada de Mercúrio

EN1043453698M.map


observatory_150105Essa imagem de alta resolução mostra cavidades no hemisfério norte de Mercúrio. As cavidades são depressões de alto albedo e de formas irregulares que são frequentemente associadas com crateras. Essas cavidades estão localizadas ao longo do anel de uma pequena cratera degradada nas planícies suaves do planeta.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento de baixa altitude do instrumento MDIS. Durante a segunda missão estendida da sonda MESSENGER, a sonda fez aproximações progressivamente maiores à superfície de Mercúrio do que foi feita em outros momentos da missão, permitindo assim a aquisição de dados espaciais de alta resolução. Para as altitudes da sonda abaixo dos 350 quilômetros, as imagens obtidas com a câmera NAC são adquiridas com escalas de pixel variando de 20 metros até a impressionantes 2 metros.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1393


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.