Guerra de Galáxias: M81 X M82

À direita, envolta por braços espirais azuis, está a galáxia espiral M81. À esquerda, marcada por gás vermelho e nuvens de poeira, está a galáxia irregular M82. Essa estonteante imagem mostra duas galáxias gigantescas travando um verdadeiro duelo gravitacional, e estão assim pelo último bilhão de anos. A gravidade de cada uma é dramaticamente afetada pela outra durante cada centena de milhão de anos. No último assalto desse combate a gravidade da M82 está levantando ondas densas que estão afetando o em torno da M81, resultando em braços espirais mais ricos para a M81. Por outro lado a M81 deixou a M82 com violentas regiões de formação de estrelas e nuvens de gás colidindo de maneira tão energética que a galáxia brilha em raios-X. Em alguns milhões de anos somente uma galáxia irá restar desse duelo.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100324.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.