fbpx

Grupo Israelense Anuncia Planos Para Pousar na Lua Em Fevereiro de 2019

Israel colocou como objetivo que será a quarta nação a pousar na Lua e a primeira a usar uma empresa privada para fazer uma missão até o nosso satélite. A Israel Aerospace Industries, IAI, e a entidade SpaceIL, destacaram hoje os planos para mandar uma nave não tripulada quer irá fazer um pouso na Lua em 13 de Fevereiro de 2019.

Na conferência de imprensa realizada no MBT Space Facility da IAI em Yehud, Israel, os parceiros disseram que a nave de 88 milhões de dólares irá levar dois meses para chegar até a Lua e será lançada desde a Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida, e com 600 kg, será a menor sonda a tocar a superfície lunar.

O módulo de pouso não tripulado começou sua vida em 2013 quando Israel entrou na competição Google Lunar XPRIZE, que ofereceu 20 milhões de dólares para a primeira equipe que fizesse um pouso na Lua e completasse uma série de atividade. A competição foi encerrada oficialmente em 21 de Março de 2018, quando o Google deixou de patrocinar o prêmio, mas a IAI e a SpaceIL continuaram a solicitar fundos de vários fontes e parceiros e decidiram ir até o fim com a missão.

O módulo de pouso tem 4 pernas, 1.5 metro de altura e 2 metros de diâmetro. Quando estiver totalmente carregado, o propelente será responsável por 75% do seu peso. Contudo, Israel não irá lançar a missão para a Lua. Eles usarão o Falcon 9 da SpaceX e serão uma segunda carga útil no lançamento que terá sua data determinada em Dezembro de 2018.

Normalmente, uma missão lunar é enviada para uma órbita de inserção translunar pelo estágio superior do foguete, mas a sonda de Israel terá que fazer uma série de manobras depois que se separar do segundo estágio do Falcon 9 a 60 mil quilômetros de altura. Isso irá empurrar a sonda em órbitas cada vez mais excêntricas durante um período de dois meses. Quando ela estiver perto da Lua, ela irá automaticamente ligar seus motores para entrar na órbita lunar.

De acordo com a SpaceIL, depois de fazer seu pouso em 13 de Fevereiro de 2019, a sonda carregando a bandeira de Israel irá fazer imagens e vídeos do local de pouso antes de conduzir experimentos de medidas do campo magnético e transmitir os dados de volta para a sala de controle da IAI no decorrer de dois dias.

“A SpaceIL, em colaboração com a IAI, está embarcando na parte final dessa complexa missão de pousar sua primeira sonda na Lua”, disse o CEO da SpaceIL, Ido Anteby. “Nos próximos meses, a sonda passará por uma série de testes e checagens no IAI, para provar que estará pronta para o lançamento, para o voo e para o pouso. As excelentes equipes da Space IL e da IAI estão trabalhando com determinação para completar esse desafio tecnológico único em tempo para o lançamento em Dezembro de 2018”.

Fonte:

[https://newatlas.com/israel-february-moon-landing/55395/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.