Grande Cratera de Impacto Com Anel Suavizado É Registrada em Vesta

Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA, mostra uma grande cratera de impacto que tem seu anel suavizado e degradado. Existem ainda na imagem muitas crateras menores e mais jovens ao redor da grande cratera que possuem seus anéis novos e ainda bem nítidos. Geralmente, o fato do anel de uma cratera ser suavizado ou ser nítido indica se a cratera é jovem ou velha. Na parte superior da imagem pode-se ver uma alternância de material escuro e brilhante que parece estar escorregando pelo anel da cratera. Existem também muitas ondulações cortando toda a paisagem.

Essa imagem mostra uma região localizada no Quadrante Oppia do asteroide Vesta e o centro da imagem localiza-se nas coordenadas de 4.0 graus de latitude sul e 358.6 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem através de sua câmera de enquadramento usando o filtro limpo no dia 13 de Dezembro de 2011. A distância entre a sonda Dawn e a superfície do asteroide Vesta no momento da imagem era de 272 quilômetros e a resolução da imagem é de 25 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida já na fase LAMO, ou seja, Low Altitude Mapping Orbit da missão da sonda Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120301

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.