fbpx

Gráfico Ajuda a Identificar As Luzes Observadas no Céu

astronomy101_hk_750


observatory_150105O que é aquela luz no céu? Talvez uma das questões mais comuns da humanidade, uma resposta pode resultar de rápidas observações. Por exemplo – está se movendo ou piscando? Se sim, e se você vive perto de uma cidade, a resposta tipicamente é um avião, já que aviões são numerosos e poucas estrelas e satélites são brilhantes o suficiente para serem vistos sobre a luz artificial das cidades. Se não, e se você vive longe de uma cidade, aquele brilho no céu é provavelmente o planeta Vênus ou Marte – sendo que Vênus é restrito a aparecer perto do horizonte, ou no amanhecer, ou no entardecer. Algumas vezes o movimento aparente baixo de um distante avião perto do horizonte faz com que seja difícil distinguir de um brilhante planeta, mas mesmo isso pode ser normalmente discernido pelo movimento durante alguns minutos. Ainda não tem certeza do que é a luz que você observa no céu? O gráfico acima pode ajudar você a definir o que está observando. Dedicados entusiastas da observação do céu, podem ficar a vontade para corrigir qualquer ponto que descordarem do gráfico.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140609.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.