fbpx

GLOBE at Night 2012: Preservando o Céu Escuro

Você pode ajudar a campanha astronômica GLOBE at Nigt que preserva o céu escuro, gastando alguns minutos e contando as estrelas que você consegue ver nas constelações de Orion, Leo ou Cruz. O programa GLOBE at Night é uma campanha científica popular que tenta lutar ou alertar sobre o problema da poluição luminosa. Pessoas em todo o mundo estão convidadas a medir o brilho de seu céu e relatar as observações no seguinte site na internet: http://www.globeatnight.org/webapp/  , relato esse que pode ser feito de um computador ou do seu telefone celular. Pessoas em 15 países contribuíram com mais de 75000 medidas em 2011, fazendo da campanha GLOBE at Night do ano passado a de maior sucesso até o momento. Para participar dessa campanha em 2012 conte as estrelas que consegue ver de sua localidade nas constelações de Orion, Leo ou Cruz, aproximadamente uma hora depois do Sol se pôr até as 10 da noite, horário local até o dia 20 de Abril de 2012.

A imagem acima mostra a brilhante constelação de Orion sobre a estátua de Isis no Templo dos Deuses Egípcios em Nea Makri, na Grécia. De acordo com os historiadores gregos, esse templo foi construído por volta de 180 DC por Herodes Atticus. As quatro entradas do santuário são guardadas por estátuas de Isis e Osiris, estátuas essas com aproximadamente 2.1 metros de altura. Os antigos astrônomos Egípcios acreditavam que Osiris encarnou a constelação de Orion e que Isis encarnou a brilhante estrela Sirius que aparece na parte inferior esquerda dessa imagem feita em 31 de Janeiro de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/preserving-dark-skies.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .