Gliese 832c: O Exoplaneta Potencialmente Habitável Mais Próximo da Terra

Gliese832c_phl_1920


observatory_150105Esse exoplaneta está a somente 16 anos-luz de distância da Terra – poderia ele abrigar a vida? Recentemente descoberto, o exoplaneta Gliese 832c foi encontrado numa órbita próxima ao redor de uma estrela que é menos brilhante que o Sol. Uma interessante coincidência, contudo, é que o Gliese 832c recebe o mesmo fluxo médio da sua estrela mãe que a Terra recebe do Sol. O planeta foi descoberto por uma leve oscilação no movimento da sua estrela mãe, e a ilustração acima é uma sugestão artística da aparência do planeta, porém, muito ainda permanece desconhecido sobre a massa verdadeira, o tamanho e a atmosfera do Gliese 832c. Se o Gliese 832c possuir uma atmosfera como a Terra, ele pode ser uma super Terra, que passa por fortes variações de estações do ano, mas capaz de suportar a vida. Alternativamente, se o Gliese 832c possuir uma espessa atmosfera como a de Vênus, ele pode ser um super Vênus e então provavelmente não suportaria a vida como nós a conhecemos. A distância próxima de 16 anos-luz, faz com que o sistema planetário da estrela Gliese 832 seja atualmente o sistema mais próximo da Terra que abrigue um planeta que pode potencialmente suportar a vida. A proximidade do sistema da estrela Gliese 832 permite que no futuro próximo possa-se fazer uma análise mais detalhada do sistema, e no cenário mais otimista espetacularmente falando, estabelecer uma comunicação se uma vida inteligente for ali encontrada.


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140709.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.