Gigantesco Tornado Registrado no Sol é 5 Vezes Maior Que a Terra

Esse enorme tornado entrou em erupção na superfície do Sol e é grande o suficiente para engolir o planeta Terra. De fato, ele poderia engolir cinco Terras.

Descoberto usando o satélite Solar Dymanic Observatory, SDO, da NASA, essa colossal massa em rotação é feita de gás super aquecido com temperatura variando entre 90000 e 3.6 milhões de graus Fahrenheit.

Durante o período de três horas, esse tornado se ergueu da superfície do Sol a uma altura de 125000 milhas, ou algo igual à metade da distância entre a Terra e a Lua. Os gases aquecidos foram ejetados a uma velocidade de 186000 milhas por hora. Só para se ter algo para comparar a velocidade do vento em tornados na Terra atinge 100 milhas por hora.

Os cientistas, anteriormente já haviam visto tornados solares menores com outros satélites de observação do Sol, mas esse, registrado em Setembro de 2011, acredita-se seja o primeiro a ter sido filmado. Desde então, os pesquisadores já observaram no mínimo mais um tornado solar, um tornado do tamanho da Terra que pode ser visto no vídeo abaixo.

Esses tornados normalmente antecedem eventos conhecidos como ejeções de massa coronal, ou seja, grandes erupções de partículas carregadas que explodem da superfície do Sol com uma energia enorme. Acredita-se que essas flares solares estejam relacionadas com interações entre as linhas de campo magnético do Sol, que têm um movimento giratório e que também forma tornados solares.

As imagens apresentadas nesse post e o filme abaixo foram divulgados durante o National Astronomy Meeting de 2012 em Manchester, Inglaterra no dia 29 de Março de 2012.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2012/03/gigantic-solar-tornado/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.