GIGANTESCO JATO AZUL NA ATMOSFERA DA TERRA – SPACE TODAY TV EP2414

LINK PARA COMPRAR AS MINIATURAS NA LOJA:

https://www.spacetodaystore.com/produtos/kit-1-crew-falcon-3-camisetas-2-canecas-1-poster/?variant=272646477

COMECE O ANO DE 2021 APRENDENDO ASTRONOMIA NA ACADEMY SPACE:

target=”_blank” rel=”nofollow”>https://academyspace.com.br/bigbang/

ESCUTE A MAIS NOVA EDIÇÃO DO PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS COM A HISTÓRIA SOBRE A MISSÃO APOLLO 5:

https://open.spotify.com/episode/5PCpFJLybr4MJbm9GbJCax?si=xUNr0cgMSeqTYyqkW54vqg

COMUNIDADE SPACE TODAY NO HOTMART SPARKLE:

https://sparkle.hotmart.com/t/spacetoday/comunidade-sergio-1583955719045

A atmosfera da Terra está repleta de fenômenos, alguns muito conhecidos, outros nem tanto.

Por isso o objetivo é estudar cada vez mais a atmosfera de diferentes maneiras e usando todas as ferramentas disponíveis.

Entre os fenômenos mais incomuns, é possível citar 3 logo de cara, os Sprites Vermelho, tem vídeo aqui no canal sobre eles, os Elves ou Elfos, círculos energéticos que se formam na ionosfera, e os Jatos Azuis, descargas elétricas que se formam na estratosfera da Terra.

O que acontece, é que hoje com o desenvolvimento tecnológico que temos é possível ter então ferramentas que conseguem registrar da melhor forma possível esses fenômenos.

Existem por exemplo, perfis no Twitter dedicados a fotografar os sprites.

Além disso, muito desses fenômenos desconhecidos, por muitos e muitos anos foram confundidos com OVNIs, alienígenas e tudo mais.

Na ISS, existe um equipamento que tem o objetivo de estudar a atmosfera da Terra em detalhe, é o Atmosphere-Space Interactions Monitor, ou ASIM.

No dia 26 de fevereiro de 2019, o instrumento ASIM detectou 5 flashes intensos com uma duração de cerca de 10 microssegundos numa célula de tempestade perto da Ilha de Naru no Oceano Pacífico Central.

Um desses flashes gerou um jato azul na estratosfera, o jato azul se origina no topo da tempestade e vai até a estratosfera.

Os eventos foram acompanhados pelos elves, ou elfos, anéis de expansão rápidas que emitem radiação no comprimento de onda da luz visível e do ultravioleta na base da ionosfera.

Através de estudos como esse os pesquisadores podem entender mais e melhor sobre os sistemas climáticos na Terra.

Esse tipo de fenômeno poderia ter influência na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera da Terra, por isso é muito importante entender o que acontece sobre as nossas cabeças.

Fontes:

https://www.esa.int/Science_Exploration/Human_and_Robotic_Exploration/Genesis_of_blue_lightning_into_the_stratosphere_detected_from_the_International_Space_Stationv

https://www.uas.alaska.edu/arts_sciences/naturalsciences/envs/faculty_staff/pubs/chapman.pdf

https://www.nature.com/articles/s41586-020-03122-6

#BLUEJET #ISS #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.