Foto Registra Fogo e Gelo no Monte Etna

A foto acima mostra uma pequena erupção no Monte Etna, na ilha da Sicília na Itália e foi registrada recentemente, no dia 8 de Fevereiro de 2012. A foto foi feita próxima a Mascalucia que está aproximadamente a 9 quilômetros da base do Monte Etna. Para realçar a lava incandescente fluindo pelo flanco coberto de neve do vulcão foi usado um tempo de exposição na foto de 15 segundos. O Monte Etna é o vulcão mais alto da Europa, 3325 metros de altura e um dos mais ativos. De fato as erupções são documentadas aqui a aproximadamente 3500 anos. Nessa época do ano os taludes do vulcão são cobertos por neve. Duas áreas separadas para a prática do esqui no Monte Etna tiram vantagem dessa cobertura de neve e são consideradas a segunda área de prática do esqui mais ao sul na Europa. Como dito anteriormente a foto acima foi tirada no dia 8 de Fevereiro de 2012 as  10:20 da noite, hora local.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/02/fire-and-ice-of-mount-etna.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.