Galeria Mostra Imagens Impressionantes da Nebulosa de Orion

orion_galery_01

observatory_150105A enorme nuvem de gás e poeira que constitui a Nebulosa de Orion é mostrada acima em mais uma bela foto desse maravilhoso objeto. Essa imagem foi obtida graças a um esforço conjunto. As imagens foram feitas por Gary Gonnella, um astrônomo amador que participa das chamadas Virtual Star Parties, e essas imagens foram posteriormente editadas por Paul Hutchinson. Paul usou a chamada Hubble Palette, denominada assim depois que o Telescópio Espacial Hubble começou a fazer suas imagens em comprimentos de onda da luz bem estreitos usando para isso vários filtros. Esse tipo de combinação de cores permite que os astrônomos revelem detalhes dos objetos no espaço que não podem ser vistos pelo olho humano. Nessa imagem especificamente, os filtros usados para produzir as diferentes cores, foram: Hidrogênio Alpha (verde), S (vermelho), O (azul). Paul disse que ele combinou duas exposições, 1 minuto e 10 segundos de exposição para reduzir o estouro das cores no centro brilhante da nebulosa. O resultado foi realmente impressionante.

Compare essa bela imagem com outra imagem da Nebulosa de Orion, recentemente feita pelo telescópio WISE (Wide-filed Infrared Survey Explorer), mostrada abaixo. As cores nessa imagem representam comprimentos de onda específicos. A cor azul representa a luz emitida em comprimento de onda de 3.4 mícron, a cor ciano (azul esverdeado) representa a luz emitida em 4.6 mícron, ambas provenientes principalmente das estrelas quentes. Objetos relativamente mais frios, como a poeira das nebulosas, aparecem em verde e vermelho. Verde representa a luz de comprimento de onda de 12 mícron e vermelho representa a luz de comprimento de onda de 22 mícron.

orion_galery_02

A Nebulosa de Orion é na verdade parte de um gigantesco complexo de nuvem molecular em Orion que também inclui a Nebulosa Flame. Essa região está formando estrelas de forma ativa.

Além dessas duas imagens, a Nebulosa de Orion, é sem duvida alguma, um dos objetos mais fotografados e registrados pelos astrônomos, sejam eles profissionais, tentando entender o processo de formação de estrelas, sejam eles amadores, hipnotizados pela beleza dos objetos ali encontrados. Abaixo uma pequena galeria com algumas imagens sensacionais da Nebulosa de Orion. A galeria começa com uma imagem surpreendente da nebulosa feita pelo grande astrofotógrafo brasileiro Rodrigo Andolfato.

orion_galery_ra

orion_galery_03

Picture saved with settings embedded.

orion_galery_07

orion_galery_08

The Orion Nebula*

orion_galery_05

orion_galery_06

Fonte:

http://www.universetoday.com/101003/astrophoto-beautiful-new-look-at-the-orion-nebula/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo