fbpx

Galeria de Vídeos Mostra Atualizações das Atividades na ISS – Furacão Katia, Incêndios no Texas e Labareda Solar Pelo SDO


Os vídeos aqui postados mostram as atualizações sobre as atividades desenvolvidas na Estação Espacial Internacional (ISS) em 7 de Setembro de 2011. O primeiro vídeo, acima, traz as atualizações rotineiras das atividades da ISS.

Esse segundo vídeo acima foi feito pelas câmeras da ISS e pelas câmeras dos astronautas e mostra a evolução do Furacão Katia, como observado de uma distância de 230 milhas acima da Terra, às 10:35 da manhã do dia 7 de Setembro de 2011, o furacão perdeu um pouco sua força através do Atlântico oeste, ainda longe da costa leste americana. O Katia está sustentando ventos de 90 milhas por hora e se movendo para noroeste a uma velocidade de 10 milhas por hora. Espera-se que o Katia continue se movimentando para o norte e eventualmente para nordeste.

O terceiro vídeo acima mostra as plumas de fumaça produzidas pelos incêndios no Texas e que foram registrados pela ISS nesse dia 7 de Setembro de 2011.

O último vídeo dessa pequena galeria que mostra as atividade de 7 de Setembro de 2011, mostra dados coletados pelo Solar Dynamics Observatory da NASA que registrou uma segunda onda de radiação ultravioleta extrema emanando de uma labareda solar, depois de seu pico de intensidade. Essa distinta labareda de fase final, que pode ocorrer minutos ou horas depois do pico nunca havia sido completamente observada. A energia ultravioleta total dessa segunda emissão as vezes é maior do que a energia emitida durante o pico da labareda principal.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .