fbpx

Galeria de Vídeos de 9 de Setembro de 2011: Atividades da ISS, Tempestades Tropicais, Homenagem ao 11 de Setembro e Monitoramento do NOAA


Os vídeos aqui mostram algumas das atividades dos astronautas na ISS durante o dia 9 de Setembro de 2011. O vídeo acima mostra de maneira geral as atividades que os membros da Expedição 28 realizaram no dia 9 de Setembro de 2011.

Já esse outro vídeo acima monitora as tempestades tropicais e furacões. No vídeo, feito pelos astronautas e pelas câmeras externas da Estação Espacial Internacional (ISS) pode-se ver a evolução do Furacão Katia e da Tempestade Tropical Nate, nesse dia 9 de Setembro de 2011. O vídeo que mostra o fortalecimento da Tempestade Tropical Nate foi feito a uma distância de 230 milhas acima da Terra e foi adquirido às 11:46 da manhã, hora de Brasília e mostra o sistema derivando vagarosamente em sentido noroeste sobre a Baía de Campeche ao sul do Golfo do México, com ventos de 65 milhas por hora. Espera-se que a Nate se fortaleça e se torne um furacão no dia 10 de Setembro de 2011, antes de se mover para oeste ou para sudoeste e então aterrissar na parte central sul da costa do México. A imagem do Katia foi feita às 11:54 da manhã, hora de Brasílica, enquanto o furacão acelerava em direção nordeste sobre o Atlântico com ventos de 85 milhas por hora e que até o momento não tem ameaçado os EUA.

O terceiro vídeo mostra o Frank Culbertson, o comandante da Expeidção 3 na ISS, o único americano que não estava na Terra no dia 11 de Setembro de 2001, dia dos atentados terroristas que derrubaram as torres do World Trade Center em Nova York. Nesse vídeo, o comandante lembra como foi ver o ataque do alto, e de saber que era o único americano que não estava ali. Os comentários de Culbertson são mostrados com imagens daquele dia e ao som da música One More Day de Sinead O’Connor.

Esse outro vídeo, embora não tenha sido feito pela ISS, mostra que ainda existem 4 ciclones tropicais ativos no Atlântico: Katia, Lee, Maria e Nate. O vídeo acima, na verdade é uma animação feita com observações do satélite do NOAA e mostra a evolução desses ciclones, de 6 de Setembro até 9 de Setembro de 2011. No vídeo, o Furacão Katia encontra-se próximo à costa leste dos EUA, a Tempestade Tropical Lee permanece sobre o nordeste americano, a Tempestade Tropical Maria está perto das Antilhas, e a Tempestade Tropical Nate é esperada que se torne um furacão próximo do México. As imagens de nuvens obtidas pelo satélite GOES-13 são sobrepostas ao mapa em cor verdadeira do MODIS/NASA. Os dados sobre as tempestades vieram do satélite GOES-13 do NOAA.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .