Galeria de Imagens Obtidas com o Observatório Virtual Slooh na Noite de 20 de Junho de 2011

A tecnologia atual realmente é algo sensacional. Quem pôde acompanhar o último eclipse da Lua remotamente viu como os chamados observatório virtuais podem dar a nós simples mortais a oportunidade de observar fenômenos sensacionais. Lógico, e só quem já viveu essa experiência, que participar de uma campanha de observação in loco, ao vivo e compartilhando experiências com as demais pessoas não tem comparação. Essas campanhas de observação são muito interessantes, toda a logística, a definição dos objetos a serem observados e a surpresa ao olhar por um telescópio e ver ali aquela imagem que tanto se espera. Porém a cada dia fica mais difícil realizar essas campanhas e nesse ponto os observatórios virtuais podem satisfazer se não completamente, mas pelo menos por uma fração a vontade de se observar astros celestes. Falo isso de carteirinha pois desde muito cedo, pra falar a verdade desde a época do Halley acompanho campanhas de observações, já tive até a oportunidade, única de acompanhar um eclipse total do Sol, em 1994, que posso dizer é um dos fenômenos mais lindos para se ver. Tudo isso é só para dizer que ontem usei o Slooh, um observatório virtual que tem domos nas Ilhas Canárias e no Chile e pude com ele observar alguns astros interessantes que compartilho com vocês nessa pequena galeria.

[nggallery id=12]

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.