Galeria de Imagens Mostra Fotos Históricas de Yuri Gagarin – O Primeiro Homem no Espaço

Em 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a viajar para o espaço, ele foi lançado em órbita na nave Vostok 3KA-3 (Vostok 1).
PIONEIROS DO ESPAÇO: O primeiro homem a voar no espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin (a esquerda) se encontrar com o desenhista da nave que o levou nessa jornada Sergei Korolev (a direita)
A NAVE VOSTOK 3KA-3: A nave Vostok 3KA-3 (Vostok 1) espera para ser lançada com Yuri Gagarin a bordo no dia 12 de Abril de 1961, o que fez dele o primeiro ser humano a viajar no espaço.
INFOGRÁFICO SOBRE A VIAGEM DE GAGARIN: Veja como o primeiro voo espacial de um ser humano, o cosmonauta russo Yuri Gagarin aconteceu em 12 de Abril de 1961.
DECOLAGEM HISTÓRICA DA PRIMEIRA NAVE ESPACIAL A LEVAR UM HUMANO AO ESPAÇO: O poderoso veículo de lançamento Vostok da União Soviética, colocou a cápsula do cosmonauta Yuri Gagarin alta o suficiente para realizar uma órbita de 108 minutos ao redor da Terra em 12 de Abril de 1961.
HOMEM DE FAMÍLIA: O famoso cosmonauta russo Yuri Gagarin é visto aqui com suas filhas, Yelena e Galina em uma foto sem data. Em 12 de Abril de 1961, Gagarin se tornou o primeiro ser humano a viajar ao espaço lançado em órbita na nave Vostok 3KA (Vostok 1).
OLHANDO PARA CIMA: O famoso cosmonauta russo Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço, e outros posam para uma foto com um modelo de uma nave espacial com asas.
VOSTOK EM DETALHE: Essa foto foi divulgada pela empresa RSC Energia e mostra a nave espacial Vostok. No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin foi lançado em órbita a bordo da Vostok 1, se tornando o primeiro ser humano no espaço.
SE VESTINDO EM CAMADAS: Yuri Gagarin é visto nessa foto vestindo a roupa para o seu voo histórico, ele está vestindo a roupa de calor e frio antes de colocar o seu macacão pressurizado laranja famoso por cima.
CAMINHANDO ATÉ A BASE DE LANÇAMENTO: O desenhista de naves espaciais russo S. P. Korolev (de chapéu) e o cosmonauta Yuri Gagarin caminham até a base de lançamento no dia 12 de Abril de 1961 para alcançar a Vostok 1, que se tornaria a primeira nave espacial humana a lançar um ser humano no espaço.
QUASE LÁ: O desenhista de naves espaciais da Rússia S.P. Korolev (parcialmente escondido pelo seu chapéu) e o cosmonauta Yuri Gagarin se aproximam no dia 12 de Abril de 1961 da nave Vostok 1 a primeira nave espacial a levar um ser humano ao espaço.

 

ACENANDO PARA A MULTIDÃO: O cosmonauta soviético Yuri Gagarin se prepara para entrar na Vostok 1 em 12 de Abril de 1961, para se tornar o primeiro ser humano na história a ir ao espaço.
ENTRANDO NA NAVE: Essa colagem de imagens foi feita pela Agência Espacial Federal da Rússia e mostra o cosmonauta Yuri Gagarin chegando na Vostok 1, e entrando na nave no dia 12 de Abril de 1961, se preparando para fazer história como o primeiro ser humano no espaço.
A REENTRADA DA CÁPSULA VOSTOK 1: Essa foto mostra a sonda Vostok 3KA-3 (Vostok 1) caída juntamente com seu para-quedas no terreno após o pouso que aconteceu a sudoeste de Engels, na região de Saratov no sul da Rússia.
YURI GAGARIN, PRIMEIRO HOMEM NO ESPAÇO: Em 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin, fez o primeiro voo de um ser humano no espaço, uma jornada orbital de 108 minutos a bordo da sonda Vostok 1. Os jornais como o The Huntsville Times (à direita) homenageou a realização de Gagarin.
NASA REAGE AO VOSTOK 1: Após o sucesso do voo espacial de Yuri Gagarin a primeira pessoa a voar no espaço, bem como a orbitar a Terra no dia 12 de Abril de 1961, a NASA convocou uma conferência de imprensa em sua sede em Washington para responder às questões sobre o voo de Gagarin e o estado do programa espacial americano. Da esquerda para a direita: Dr. Robert C. Seamans Jr., Administrador Associado; Dr. Hugh L. Dryden, Administrador; Mr. James E Webb, Administrador e Dr. Abe Silverstein, Diretor dos Programas de Voos Espaciais.

 

GAGARIN JOGANDO SINUCA: Em um momento de relaxamento, o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço, posa para foto enquanto joga bilhar.
GAGARIN NO SRI LANKA: Essa colagem de fotos feita pela Agência Espacial Federal da Rússia mostra o cosmonauta Yuri Gagarin recebendo honrarias no Sri Lanka.
ASSINANDO AUTÓGRAFOS: O famoso cosmonauta Yuri Gagarin assina autógrafos em 1963, dois anos depois de ter se tornado o primeiro homem no espaço em 12 de Abril de 1961.
YURI GAGARIN: Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço.
ANTES DE SUA ÚLTIMA DECOLAGEM: Em 1968, o cosmonauta Yuri Gagarin treinava para outra missão no espaço, mas foi morto em um acidente de avião antes de realizá-la. Aqui Gagarin aparece um pouco antes desse voo em uma foto divulgada pela firma aeroespacial russa RSC Energia.
SE FOI MAS NUNCA FOI ESQUECIDO: Jean-François Cleroy, astronauta da ESA, disse, “Na missão STS-84 do Ônibus Espacial Atlantis, em Maio de 1987, eu estava apenas a cinco dias na estação espacial russa Mir. Quando você entra no núcleo do módulo Mir, você não pode deixar de ver a foto de Gagarin, ele está ali”.
CENTRO DE TREINAMENTO DE COSMONAUTAS YURI GAGARIN: O centro de treinamento de cosmonautas recebeu esse nome após a ida de Yuri Gagarin ao espaço ele fica localizado na Cidade das Estrelas a aproximadamente 30 quilômetros ao norte de Moscou.
YURI GAGARIN NA FORMA DE SELO: O legado do cosmonauta Yuri Gagrin e seu histórico voo de 12 de Abril de 1961 deu início a era do homem no espaço que continua até hoje. Esse ano (2011) a Rússia lançou esses selos comemorativos em honra ao voo orbital de 108 minutos de Gagarin.
ALCANÇANDO AS ESTRELAS: Uma estátua gigantesca do cosmonauta Yuri Gagrin com seus braços levantados em direção ao céu está colocada à frente do Cosmódromo de Baikonur no Casaquistão, o local do lançamento histórico de 12 de Abril de 1961 que fez com que Gagarin se tornasse o primeiro ser humano no espaço. Nessa foto estão o cosmonauta russo Mikhail Tyurin (esquerda), o astronauta da NASA Michael Lopez-Alegria (direita) e a turista espacial Anousheh Ansari posando em frente a estátua no dia 13 de Setembro de 2006 enquanto treinavam para serem lançados em direção à Estação Espacial Internacional.
MONUMENTO AO VOO ESPACIAL: Um monumento em homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a voar até o espaço, se localiza em frente do prédio de apartamentos no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin na Cidade das Estrelas na Rússia.
YURI GAGARIN NA ESTAÇÃO ESPACIAL: Em 2001, os cosmonautas russos Yuri V. Lonchakov e Yury V Usachev seguram uma foto de Yuri Gagarin a bordo da Estação Espacial Internacional para marcar o aniversário de 40 anos do voo de histórico de Gagarin em 12 de Abril de 1961.
O ASTRONAUTA RON GARAN POSA COM O FOGUETE SOYUZ QUE LEVA O NOME YURI GAGARIN EM COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO FEITO HISTÓRICO: O astronauta da NASA Ron Garan posa em frente ao foguete da sonda Soyuz que leva o nome de Yuri Gagarin que levou ele e dois cosmonautas russos até a Estação Espacial Internacional, uma semana antes do aniversário de 50 anos do feito histórico de Gagarin.
A SONDA SOYUZ DENOMINADA YURI GAGARIN DECOLA: A sonda Soyuz russa TMA-21 denominada de Yuri Gagarin em homenagem ao feito histórico do cosmonauta é lançada do cosmódromo de Baikonur no Casaquistão no dia 4 de Abril de 2011, uma semana antes do aniversário de 50 anos da conquista do espaço pelo homem.
YURI GAGARIN: O HOMEM DO ESPAÇO: Em 12 de Abril de 1961, os cosmonauta russo tornou-se o primeiro ser humano a viajar até o espaço quando ele foi lançado a bordo da nave espacial Vostok 3KA-3 (Vostok 1).

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo