Galeria de Imagens Astrofotógrafos Brasileiros – Parte I

galeria_martini_01

Foto de Marte, Jr. Martini (https://www.facebook.com/antonio.m.junior.7 ) – Finalmente consegui uma captura de Marte nesta noite antes de nublar que valeu a pena. Visíveis a Sirtes Major e a bacia de Hellas acima com seus depósitos de geadas que a tornam brilhante confundindo alguns como se fosse uma calota polar. Também bem notada a Sinus Sabeus e outras regiões . Calota polar norte bem retraída, não consegui captar o Ciclone ainda …
Cerca de 1250 frames empilhados de 4060 .

galeria_luiz_02

Foto de Saturno, por Luiz Carlos Oliveira (https://www.facebook.com/luizcarlos.oliveira.121) – O tempo por aqui deu uma pequena abertura e eu não resisti em fazer mais uma hoje às 00:43 local. Foram 2430 frames processados no AS!2 e Registax6. Mais dados na foto.

galeria_defavari_03

Foto de Saturno, por Rafael Defavari (https://www.facebook.com/rafael.defavari) – Saturn on 19th April, 2014. From Sao Bernardo do Campo, Brazil.

galeria_martini_04

Conjunção de Saturno com a Lua, por Jr. Martini (https://www.facebook.com/antonio.m.junior.7) – Momento capturado durante a ocultação de Saturno pela Lua em 17 04 2014 durante o programa Sky Live do Astronomia ao Vivo ! Porém aqui em SP não houve ocultação mas sim uma aproximação rasante dos astros …

galeria_flavio_fortunato_05

Marte, por Flávio Fortunato (https://www.facebook.com/flavio.fortunato.3) – Marte dia 19/04/2014, Tele 254mm f/4.7 em montagem dob, câmera Asi120mc e projeção positiva, 1600 frames empilhados

galeria_andolfato_06

Nebulosa do Camarão, por Rodrigo Andolfato (https://www.facebook.com/rodrigo.andolfato) – Ontem à noite, eu havia capturado 8 frames da Nebulosa do Camarão com o telescópio e tinha desistido por causa de deficiências da guiagem.  Mas hoje processei a imagem, disfarcei um pouco as estrelas e vi que o resultado até que estava ficando bem aceitável. Fica a lição para as próximas vezes.

galeria_pietro_07

Chuva de Meteoros dos Lirideas, por Carlos Augusto Di Pietro (https://www.facebook.com/carlos.bella.35) – Meus Lirideas da Noite, a estrela brilhante é Vega. Com exceção do primeiro meteoro (o mais baixo da imagem) que surgiu muito cedo e a estrela estava fora do campo da câmera, o restante nitidamente provém do radiante.

galeria_avani_08

Petavius, por Avaní Soares (https://www.facebook.com/avani.soares.5).

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.