Galeria – As 5 Últimas Imagens Da Câmera de Navegação da Sonda Rosetta

comet_from_20_km_navcam

A Câmera de Navegação da sonda Rosetta capturou cinco imagens, logo depois de completar a sua manobra de colisão na noite do dia 29 de Setembro e começo da madrugada do dia 30 de Setembro de 2016. Essas imagens foram usadas pela equipe de dinâmica de voo para confirmar que a sonda está no curso certo para se chocar com o alvo na região Ma’at do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

comet_from_19-4_km_navcam

As imagens da NAVCAM foram adquiridas às 19:53, 20:25, 20:56, 21:27 e 21:59, quando a sonda estava a cerca de 20 e 17 km do centro do cometa.

comet_from_18-7_km_navcam

As primeiras duas imagens mostram o scan da sonda sobre o lobo maior do cometa, mostrando as regiões de Seth, Hapi e Ash, antes que as regiões Hatmehit e Ma’at localizadas no lobo menor do cometa apareçam no campo de visão.

comet_from_18-1_km_navcam

comet_from_17-4_km_navcam-1

Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2016/09/30/cometwatch-finale-rosettas-last-navcam-images/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.